13/08/2015
No último shabat, a diretora Thelma Polon conversou com os alunos do Ensino Médio sobre a colocação do Eliezer Max no ENEM, elogiando a postura dos alunos e agradecendo o empenho de todos nos resultados. É extremamente gratificante ver nossos alunos ingressando nas melhores universidades, mas o nosso maior motivo de orgulho é saber que, ao longo de todo o percurso escolar, seguimos formando jovens participativos, criativos e com espírito crítico, comprometidos com os valores judaicos e prontos a contribuir para uma sociedade melhor. É essa a formação que oferecemos, em conjunto com as famílias, e que desejamos que carreguem consigo para a vida.
11/08/2015
Nossa professora Carla Habif está em Berlim para a 6ª Conferência Judaico-Muçulmana (Muslim Jewish Conference – MJC). Integrante do grupo que organiza o evento, Carla exerce a dupla função de Coordenadora do Departamento de Projetos e Comunidade, e facilitadora no Comitê de Narrativas Históricas e Identidades.
O movimento interreligioso de base reúne jovens ativistas anualmente para promover discussões sobre os desafios de inserção na sociedade como uma minoria religiosa, e questões como preconceito, gênero, arte e conflito.
Cerca de 150 jovens judeus e muçulmanos estão em Berlim para o encontro, que foi aberto pelo Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Dr. Frank-Walter Steinmeier, e tem debates na sede da Prefeitura da cidade. Dois representantes do governo americano, Ira Forman and Sharik Zafaar, participaram de um painel com o tema “Mobilizando as comunidades judaicas e muçulmanas no mundo para um futuro melhor: juntando as perspectivas de governo e sociedade civil.” Outros mesas incluem os temas Israel/Palestina, com a participação de uma israelense e um palestino, e depoimentos de uma sobrevivente do Holocausto e de um sobrevivente do genocídio de muçulmanos na Bósnia.
A professora Carla nos envia a seguinte reflexão: “Este é um espaço para se discutir a variedade de identidades e narrativas, para pessoas interagirem, compartilharem momentos descontraídos ou terem conversas profundas, expressarem suas emoções e entrarem em contato com o “outro,” mas de uma forma muito especial: com a vontade e a disponibilidade de ouvir, de aprender e de trocar, sem a necessidade de impor sua própria narrativa como uma verdade única. Aqui se criam seres humanos sensíveis a outros seres humanos, se constrói conhecimento teórico e prático, fazem-se novas amizades e, acima de tudo, forma-se uma família – cada ano maior, mais diversa e mais unida.”
11/08/2015
Dando continuidade aos shabatot dos alunos do Ensino Fundamental II, iniciamos o segundo semestre com um novo olhar para as fontes judaicas: o Projeto Narrativas. Divididos por turmas, os alunos leram e escutaram midrashim, contos judaicos tradicionais e referências idishe, analisando os personagens e formas distintas de contar histórias. Em seguida entrevistaram funcionários da escola, buscando detalhes e curiosidades em suas histórias de vida e trajetórias profissionais. Os alunos se surpreenderam, riram e se emocionaram ao ouvir as narrativas de pessoas com quem compartilham o ambiente escolar cotidianamente, e de quem sabiam muito pouco. A descoberta de que todos temos histórias a contar, não apenas os grandes personagens históricos, é o primeiro passo desse rico projeto.
10/08/2015
No último domingo, a Hebraica recebeu a comunidade judaica do Rio de Janeiro e outros visitantes para honrar a memória do Sr. Aleksander Henryk Laks, Z”L, em uma homenagem organizada pela FIERJ por ocasião do shloshim. O Eliezer Max foi representado por membros da Diretoria de Pais, da equipe de gestão da escola, professores, famílias e alunos; e por desenhos e textos compostos especialmente para a ocasião. Durante a cerimônia, a aluna Rafaella Arkader leu um bonito texto de sua autoria e dos colegas Luiz Bines e Natasha Nigri, que temos o orgulho de reproduzir a seguir.
“No Judaísmo existe a tradição de manter o caixão fechado durante todos os momentos de reza do enterro e um dos motivos é preservar a imagem e a memória que temos da pessoa enquanto viva. Outro costume judaico é realizar qualquer cerimônia com minian, ou seja, devemos estar em comunidade e estamos hoje para celebrar a lembrança da VIDA do Sr. Laks.
Nós, alunos do Eliezer Max, tivemos a oportunidade de encontrar o Sr. Laks muitas vezes ao longo da nossa vida na escola e especialmente na nossa ida para a Marcha PELA Vida, quando ele estava indo para Alemanha. Aprendemos que, a história é algo vivo e é isso que o Sr. Laks representava tanto para nós quanto para a comunidade. Por isso foi tão significativo viajar para estudar sobre a SHOÁ com essa pessoa de tamanha relevância e inspiração na nossa caminhada.
Somos, possivelmente, a última geração a ter contato com sobreviventes do Holocausto, e por isso não podemos esquecer o compromisso, como jovens, para com a humanidade. Uma coisa marcante que o Sr. Laks nos ensinou foi o perigo da indiferença, não podemos nunca deixar uma coisa errada e não atuar para mudá-la segundo os nossos valores.
Para nós o Sr. Laks era muito mais que apenas a figura de um sobrevivente, ao ouví-lo nos tornamos humanos, ao ouví-lo nos tornamos seus conhecidos, ao ouví-lo nos tornamos seus NETOS. É por isso que vamos ter sempre uma parte dele conosco e também a grande responsabilidade de passar a memória de nosso avô para frente.”
Veja aqui o vídeo da FIERJ sobre a homenagem:https://goo.gl/eMpEKV
Fotos: Udo Kurt
07/08/2015
De olho nos exames vestibulares, as turmas do Ensino Médio não perdem o foco, e alguns alunos solicitaram aulas extras em julho que permitissem o aprofundamento em matérias específicas que os candidatos à Medicina e outras carreiras das Áreas de Ciências da Natureza e Matemática enfrentarão.
Para atender à demanda dos alunos, durante o período de recesso trouxemos professores de Matemática, Química, Física e Biologia para oferecer uma carga extra de exercícios de vestibulares variados. O aproveitamento foi excelente – podemos afirmar que foram férias bem produtivas!
06/08/2015
A aula de Motricidade é sempre um momento muito alegre para os alunos da Educação Infantil, com grande apelo lúdico. Hoje as turmas de Maternal I e Pré-Escola II fizeram várias brincadeiras e enfrentaram vários desafios usando tecido e balões coloridos: passarela com bola, jogos de equilíbrio, movimentos como chute e arremesso. E assim nossos pequenos caminham a largos passos em seu desenvolvimento físico e motor!
06/08/2015
A primeira edição da nossa colônia de férias na Unidade Infantil Ipanema foi um sucesso! Durante uma semana, cerca de 20 crianças com idades entre 1 e 4 anos, alunos do Eliezer Max e de outras escolas, participaram das atividades orientadas pelo grupo Os Fabulosos. A colônia contou também com a participação carinhosa da equipe de apoio da escola.
Foram tardes cheias de fantasia, histórias, encenações, movimento, circuitos e exploração de espaços; descobertas plásticas e musicais, com atividades como karaokê, pintura, colagem, criação de brinquedos e instrumentos musicais; aprendizados sobre o corpo e a natureza, com plantio de mudas em vasos pintados à mão pelas crianças, e muitas outras brincadeiras. Sem esquecer, é claro, dos lanches variados e deliciosos!
Nosso agradecimento aos Fabulosos e às famílias que participaram. Nas próximas férias tem mais!
20/07/2015
Na última sexta-feira do semestre, os alunos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de estudar Relações Internacionais com Guga Chacra, comentarista do jornal Estado de São Paulo e da GloboNews. Guga falou com nossos alunos via Skype, de Nova York, onde mora; no Cinemax acomodaram-se os alunos do 9° ano à 3a série do Ensino Médio, além de vários professores, coordenadores e a diretora pedagógica Thelma Polon. A aula teve como ponto de partida o acordo nuclear recém-assinado pelo Irã; encorajado pelas perguntas de ótimo nível de nossos alunos, no entanto, Guga falou também sobre o governo de Israel, as relações internacionais e as eleições nos Estados Unidos, e as relações políticas entre o Brasil e esses dois países, além de discorrer sobre generalizações, estigmas e preconceito no trato entre os povos.
Iniciativas como essa são essenciais para a formação de um aluno crítico e inquisitivo; no Eliezer Max trabalhamos sempre para fortalecer a conexão de nossos alunos com o mundo em que vivem, munindo-os de conhecimento para que possam compreender, refletir e argumentar.
17/07/2015
Nos últimos dias, as turmas do 6° ao 9° ano começaram a ativar as suas contas Google, inaugurando a última etapa de integração dos Google Apps para Educação no Eliezer Max. Com adoção gradual, segundo as necessidades de cada projeto ou disciplina, os alunos do 4° ano em diante passarão a ter acesso a um email escolar, que é a sua identidade para a utilização de uma suíte de ferramentas de produtividade e criação, com armazenamento em nuvem e possibilidade de acessar documentos compartilhados.
A adoção dos aplicativos Google é um passo importante para a implementação da nossa visão de aprendizado no século 21. Essas ferramentas são instrumentais para a criação de um ambiente de trabalho e de comunicação mais eficiente e colaborativo, dentro do qual poderemos desenvolver nossos projetos pedagógicos de forma mais dinâmica, e com maior protagonismo dos alunos. A suíte de aplicativos Google funciona em qualquer computador ou dispositivo móvel com acesso à internet – o que significa que todos poderão acessar o email escolar, agenda e documentos de casa ou na escola, através de desktops, laptops, tablets ou celulares. A conta Google de cada aluno permanece a mesma durante todo o seu percurso escolar, permitindo a construção de um portfolio digital que armazena e documenta o seu processo de aprendizado.
Os alunos, como não podia deixar de ser, receberam com entusiasmo a novidade, e exploraram o ambiente de trabalho em rede. Desejamos a eles um percurso produtivo e de muitas descobertas!