10/09/2015
A Chalá Agulá (chalá redonda) representa continuidade e renovação, e é especialmente preparada nesta época do ano. Com muito entusiasmo e carinho, as crianças botaram a mão na massa e prepararam deliciosas chalot para levar para suas casas, como forma de desejar shaná tová umetuká le kol hamishpachá (um ano bom e doce para toda família).
10/09/2015
Já estamos entrando no ritmo da Festa de Artes e Literatura do Eliezer Max, a nossa tão esperada FALEM!
Nesse clima de festa e de muito aprendizado, a turma 201 preparou a leitura de uma fábula africana. Depois que todos estavam craques na leitura, chegou o momento de fazer a gravação do áudio para a animação que será apresentada na festa. Toda essa atividade faz parte do Projeto Fábulas Africanas desenvolvido pela professora Claudia, de Núcleo Comum, e as professoras Glorinha (TCI), Angélica (Música) e Michele (Artes Integradas). Preparem-se para compartilhar conosco essa rica produção!
08/09/2015
Na última semana, a Pré-Escola I recebeu o Hazan Juan Carlos Boljover (Oren) acompanhado de sua esposa Silvina. Ele conversou com os alunos respondendo a uma entrevista sobre Rosh Hashaná. Ao final, o casal recebeu das turmas um cartão de agradecimento e participou do Cabalat Shabat junto conosco. Oren nos emocionou com sua belíssima voz.
28/08/2015
“Oi abre a roda, tindolelê!
Oi abre a roda, tindolálá!
O Infantil chegou e quer brincar, cantar e dançar!”
Ao som da dança de roda, os alunos da Educação Infantil de Laranjeiras mergulharam no rico universo da Cultura Popular Brasileira, com um divertido percurso por trava-línguas, adivinhas, lendas e parlendas, jogos e brincadeiras.
27/08/2015
Como atividade integrante do Projeto Cultura Popular/Folclore, a Unidade Infantil Ipanema recebeu a visita de Pai Francisco, da Catirina e do Boi Bumbá. As professoras Anna Bello, de Música, e Aline Cohen, de Artes Integradas, organizaram uma festa muito animada para ressuscitar o boi. Cantamos e dançamos cirandas com os personagens da festa, interpretados pelas professoras e pelas crianças.
26/08/2015
Das páginas dos livros à vida real: imersos no projeto de História e Geografia sobre a cidade do Rio de Janeiro, desde sua fundação até a República, os alunos do 4º ano passaram por uma experiência enriquecedora através de um estudo de campo.
A partir da leitura do livro “História do Rio de Janeiro através da Arte”, de Luciana Sandroni, que tem o Pão de Açúcar como narrador, os alunos foram se aproximando do tema, por meio do texto e das ilustrações de pintores como Debret. Depois disso, puderam ver e entender melhor o que leram, com um passeio ao Morro da Urca. Os alunos foram acompanhados pelos professores de História e Geografia e pela equipe do Instituto Moleque Mateiro, que também valoriza a interdisciplinaridade do conhecimento. Durante o passeio, os alunos observaram a Mata Atlântica, os diferentes relevos, compararam a paisagem atual com a antiga e analisaram as mudanças e transformações. “Compreendemos que, para o aluno aprender, é fundamental a experiência”, comenta a coordenadora do Ensino Fundamental I, Carla Jarlicht.
E as experiências não param por aí. “Esse estudo de campo é parte de um grande projeto, que ainda inclui um passeio ao Rio antigo, com direito à lanche na Colombo e, no final do ano, o já tradicional Chá Charmoso, um delicioso momento em que todos voltam ao tempo, vestindo-se como antigamente e realizando um sarau de poemas”, conta Carla.
18/08/2015
Os representantes de turma do Ensino Fundamental II se reuniram esta manhã com a direção e coordenação da escola para seu encontro mensal, onde podem expor suas questões e discutir temas que consideram importantes.
Através desse fórum, os alunos exercitam a capacidade de transformar os pensamentos em diálogo e a conversa em ações. Todas as turmas precisam dialogar para que os representantes sejam a voz da turma, estimulando as negociações e interações dentro do grupo, que ocorrem de forma cada vez mais autônoma. O valor depositado por eles nesse espaço evidencia que a possibilidade de falar e ser escutado tem um papel importante na relação deles com a escola e entre os próprios alunos.
18/08/2015
No último dia 12, nossos alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio se juntaram a cerca de 2000 estudantes de todo o Rio de Janeiro para uma visita à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Acompanhados pelos professores Naduska Palmeira (Redação), Luiz Claudio (Biologia), pelo inspetor Marcelo Andrade e pela psicóloga Hilana Weisz, os alunos percorreram os várioes estandes montados na Escola de Educação Física da UFRJ, nos quais foram apresentados exposições e palestras sobre os diversos cursos.
O dia teve início com uma mesa-redonda em que foram discutidas posições distintas em relação à greve da Universidade, e, além dos estandes, a programação incluía ainda um workshop preparatório para o teste de habilidade específica na área de Comunicação Visual, e uma tenda cultural, oferecendo shows e atividades culturais ao longo do dia.
O projeto “Conhecendo a UFRJ” tem como principal objetivo contribuir para o acesso dos estudantes, por meio da divulgação e informação dos conteúdos de cada curso de graduação, suas interfaces, perfil do profissional e possibilidades de inserção no mercado de trabalho.
17/08/2015
Teve futebol de sopro? Teve, sim! Teve pescaria? Claro! Teve cobra, pato, lagosta e rã de verdade? Sim! Teve tudo isso e muito mais na Mostra de Artes e Ciência Exploratorium da Unidade Infantil Ipanema, que aconteceu neste último domingo.
O evento foi organizado como um percurso guiado, que começava com uma exposição multimídia de produções dos alunos – com fotos, filme, esculturas, desenhos e pinturas – e seguia em direção às Estações Terra, Água e Ar, com experiências sensoriais, experimentos científicos, instalações interativas e oficinas. Mães, pais, avós e crianças percorreram o túnel aquático, fizeram oficina de jardinagem, ateliê culinário com produção em família de picolé de melancia e sanduíches maluquinhos, oficina de criação de instrumentos musicais, experimento “boia ou afunda?” e muito mais!
As famílias adoraram vivenciar um pouco do que é o dia-a-dia das crianças na escola, e muitos expressaram admiração ao verem os conteúdos trabalhados de maneira tão rica. As crianças vibravam ao poder reproduzir essas vivências e brincadeiras com suas famílias. A equipe acompanhou e participou das atividades com a mesma energia, num movimento contagiante de alegria compartilhada, em torno da aventura de aprender. Foi uma manhã inesquecível no Eliezer Max Ipanema!
14/08/2015
Descobrir, experimentar, falhar, solucionar, crescer: esse é o ciclo da curiosidade e da invenção explorado em nosso Laboratório Maker, que estimula competências essenciais para a vida em um ambiente conectado e em constante transformação. Os alunos do professor André Sarmento estão superando desafios cada vez mais complexos, e agora preparam duas incríveis máquinas de pinball. Não percam os resultados na Mostra Cultural do Ensino Fundamental II, em breve!