24/06/2016
Depois de estudar a linguagem da street art e assistir a uma palestra com o conhecido grafiteiro Marcelo Ment, o 8° ano pôs a mão na massa para deixar a sua marca sobre um portão no Eliezer Max. Com o apoio da professora Michele Blajchman e do próprio Ment, os alunos usaram stencil e outras técnicas para escrever o nome da escola, misturando tipografia e ilustração, ao estilo do seu mentor. O grafite resultante é um lindo presente para a escola, um lembrete permanente de que a arte é para todos.
24/06/2016
O clima olímpico tomou conta do Eliezer Max hoje, com a visita da seleção brasileira de hóquei sobre grama, que fará sua estréia na Olimpíada representando o Brasil no dia 6 de agosto contra a seleção da Espanha.
Muito simpáticos e carinhosos, os atletas conduziram uma clínica com alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, seguida de uma rápida exibição e de 5 minutos de jogo contra o time da escola. O Coordenador de Esportes, Beto Chueke, conduziu nossa animada torcida. Depois foi a vez dos alunos da Pré-Escola II e do 2º ano, que puderam testar suas habilidades controlando a bola com o taco de madeira.
O preparador físico da seleção, Christian Quintão, explicou que no hóquei sobre a grama são dez jogadores na linha em um no gol, como no futebol. Embora o Brasil tenha uma seleção permanente, é a primeira vez que o país participará de uma Olimpíada nessa modalidade, e os atletas estão particularmente felizes por estrearem nos Jogos do Rio.
Uma sessão de autógrafos e fotos encerrou a atividade, da qual os alunos certamente se lembrarão por muito tempo. Boa sorte #timebrasil #brasilhóquei, estaremos na torcida!#olympicday @CBHG
24/06/2016
Shavuot no Eliezer Max foi um período de farta colheita! Assim como em Laranjeiras, a unidade de Ipanema teve um dia inteiro dedicado a atividades especiais relacionadas a costumes e significados deste Chag.
Plantamos sementes em nossa horta e a cada dia temos observado seu crescimento, para depois desfrutar deles como gostosos temperos, e também plantamos em jardineiras girassóis e margaridas para florear nossa escola.
Aprendemos através de filmes sobre o processo de fabricação de farinha e de pasteurização de leite. Usamos nossa criatividade para pintar cestinhas de frutas e também as paredes do pátio. Com nossa professora de Música, exploramos e dramatizamos canções de Shavuot.
Todo esse aprendizado foi compartilhado com pais e avós dos alunos do Maternal II, que estiveram na escola na última sexta-feira, dia 17/6. Os alunos apresentaram músicas em hebraico e em Inglês, danças, e convidaram as famílias a participar das oficinas de Artes e Culinária – nessa última, ensinaram aos convidados como fazer um apetitoso biscoito! Foi num clima de confraternização e alegria que terminamos a semana recebendo o Shabat calorosamente, com direito a um lanche especial e os biscoitos preparados pelos alunos.
23/06/2016
Os alunos do 2°ano foram observar de pertinho a vida das aves e pássaros, em um estudo de campo no Jardim Botânico. Munidos de binóculos percorreram locais do parque e conheceram aves como a jacupemba, bem-te-vi, tico-tico, lavadeira, sabiá laranjeira e João de barro. Usando um óculos especial com espelho, conseguiram ver como as aves enxergam e pegam as sementes para se alimentar. Durante todo o percurso os alunos utilizaram um mapa customizado no MyMaps Google, onde já haviam identificado alguns pontos da visita, como entrada, Lagoa das Tartarugas, o parquinho onde lancharam, o lago, o bambuzal e a saída. O encantamento estava presente nos rostos de cada um!
23/06/2016
Com o objetivo de proporcionar aos alunos o despertar da consciência ecológica, estimular a proteção ao meio ambiente e contextualizar o aprendizado, o Eliezer Max realizou, no dia 14 de junho, a 8ª edição da sua Gincana Ecológica.
Formadas pelas quatro turmas do Ensino Fundamental II, as equipes representavam um ser vivo ameaçado de extinção no Brasil: Pau-rosa, Udu-de-coroa-azul, Jacaré-de-papo-amarelo e Sapo-folha. As equipes cumpriram diversos tipos de tarefas, e a criatividade das peças produzidas a partir de material reciclado chamou a atenção dos jurados.
Todas as provas foram relacionadas à temática de preservação ambiental. Durante a gincana, que durou toda a manhã, os alunos criaram bandeiras, inventaram gritos de guerra, elaboraram coreografias e responderam a um quiz – todas atividades lúdicas carregadas de aprendizagem.
Para os professores de Ciências, responsáveis pelo projeto, a Gincana Ecológica é um instrumento de difusão do conhecimento e das práticas adequadas de conservação do meio ambiente e de desenvolvimento sustentável. Além disso, a proposta promove uma competição saudável, resgatando valores de preservação e ainda exercita o espírito de liderança, motivação e cooperação entre os jovens.
Ao final, os alunos receberam suas medalhas. O troféu foi para a equipe campeã de 2016: o 7º ano e o seu Jacaré-de-papo-amarelo.
21/06/2016
Neste último domingo, dia 19, famílias e equipe da Educação Infantil de Laranjeiras e de Ipanema se reuniram no Parque Guinle para uma manhã de brincadeiras, atividades de integração com a natureza, apresentações dos alunos, oficinas de Artes, Música e Motricidade e um delicioso e saudável piquenique.
Além de marcar o mês de Shavuot e do Meio Ambiente, a proposta era integrar crianças e famílias das duas unidades. E nossa percepção é de que alcançamos plenamente nossos objetivos: em meio às árvores, aos patos e gansos do parque e inspiradas por uma ensolarada manhã de outono, as crianças se divertiram plantando mudas de espécies nativas, assistindo apresentações musicais e teatrais dos amigos, saboreando alimentos saudáveis e explorando cada cantinho da imensa área do parque.
Nosso primeiro evento de integração Família & Escola certamente deixou aquele gostinho de ‘Quero mais’… Então, até o próximo!
20/06/2016
Para encerrar as festividades de Chag Hashavuot, também chamado de Chag Matan Torá (lembrando o recebimento das tábuas da lei), cada aluno do 3° ano do Ensino Fundamental I recebeu de seus familiares sua própria Bíblia hebraica.
A partir desse momento, nossos alunos farão uso do Tanach como fonte de conhecimento; seus estudos devem iluminar, clarear as idéias, as relações e a busca constante por um mundo melhor. Por isso, os alunos refletiram sobre os diversos significados de “LUZ”, que foi o eixo norteador deste projeto. Pudemos ver trabalhos de artes, ouvir produções de textos e músicas em torno deste tema.
Para inaugurar nossos estudos, a professora de Literatura Judaica leu “Meu pai era Deus e não sabia”, poema do israelense Yehud Amichai, já conhecido pela turma. Cada aluno então elaborou com suas famílias, em momento de estudo coletivo, quais deveriam ser os 11° e 12° mandamentos e depois todos tiveram oportunidade de ouvir e contar sobre seus anseios e desejos, podendo assim trocar idéias e pensamentos.
Como toda festa judaica, terminamos ao redor de uma deliciosa mesa com alimentos derivados de leite, e um pão feito pelos próprios alunos durante a oficina de pão no dia especial de Shavuot. Chag Sameach!
20/06/2016
Como parte da preparação para a viagem a Brasília, o 9° ano assistiu hoje a uma palestra do jornalista Aydano André Motta, que em 30 anos de carreira já trabalhou no JB e no Globo, entre outros, e hoje tem uma empresa de jornalismo. Como introdução ao tema “Jornalismo e Poder”, Aydano traçou uma rápida história das grandes empresas de mídia no Brasil, chamando atenção para a concentração da propriedade dos meios de comunicação. “O Brasil é o único país do mundo onde um empresário pode ser dono de mais de um veículo de comunicação na mesma cidade”, explicou ele.
Aydano falou sobre a pouca concorrência no mercado e deu o exemplo do Rio de Janeiro, que em 1925 tinha 25 jornais – e hoje possui apenas dois de circulação expressiva. Também falou sobre as estruturas de financiamento das empresas de comunicação, e o panorama do jornalismo digital independente em contraponto a essas empresas. O jornalista explicou as diferenças entre editoriais, colunas e notícias, ensinando os alunos a distinguirem entre textos de opinião e matérias.
Foi uma conversa muito interessante para todos os alunos e professores presentes, ilustrada por exemplos e anedotas da história recente do país – bem à maneira do jornalismo de qualidade. Obrigado Aydano!
20/06/2016
“No terceiro mês de saírem os filhos de Israel da terra do Egito, neste dia chegaram ao deserto do Sinai. E partiram de Refidim e foram ao deserto do Sinai, e acamparam no deserto, e acampou Israel ali em frente ao monte.” – Livro de Êxodo, Parashá Ytró, 19.
A palavra Shavuot, em hebraico, significa “semanas”. A festa de Shavuot tem esse nome porque marca as sete semanas entre a saída dos judeus do Egito – celebrada em Pessach – e a entrega da Torah no Monte Sinai. O chag também é conhecido como Chag HaBikurim (primícias), Chag HaKatzir (colheita) e Chag Matan Torá (entrega da torá). Na epígrafe acima, a palavra “acampou”, no singular, demonstra que as pessoas e as tribos de Israel estavam em paz e unidas – e desta forma, em união, estavam preparados para receber a Torah. Este trecho da Torah nos inspira a estarmos juntos, a celebrarmos e aprendermos juntos.
Foi nesse espírito que a escola propôs pelo segundo ano consecutivo uma vivência especial em Shavuot. As aulas normais foram substituídas por atividades que fazem alusão aos temas e ao espírito do chag, e também a algumas mitzvot que marcam a festa, como ouvir os dez mandamentos, consumir alimentos à base de leite e estudar a Torah.
O dia teve início com um kidush para todos os alunos e professores, aberto à participação dos pais. Em seguida, alunos e funcionários participaram de atividades como palestras, oficinas de culinária e de artes, trabalhos de corpo e movimento, plantação de sementes e diversas outras, todas voltadas à celebração e a compreensão do sentido da festividade.
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13/06/2016
Os alunos do Maternal II de Laranjeiras receberam suas famílias para um shabat festivo, já no clima de Shavuot. As crianças entraram colorindo o salão e estampando lindos sorrisos em seus rostos.
Através de trabalhos expostos e vídeos projetados, os pais puderam ver o processo vivido no dia a dia na escola. Além disso, tiveram a oportunidade de “botar a mão na massa” fazendo, junto com seus filhos, deliciosos biscoitos e enfeitando o recipiente para colocá-los.
Foi um momento de grande integração. Música, dança, artes, e para terminar, uma deliciosa mesa composta com derivados de leite e trigo, para iniciar a celebração de Shavuot, conforme o costume deste Chag.
Chag Sameach!