28/07/2016
Os alunos do 3º ano fizeram um “English Language Picnic” em sala para praticar o vocabulário de ‘food’ e algumas estruturas gramaticais, como ‘Can I have some / a / an …? Sure, here you are’. O lanche foi uma delicia em todos os idiomas!
28/07/2016
Dando continuidade ao Projeto “Para Crescer Junto”, pais e membros da equipe de gestão das duas Unidades de Educação Infantil do Eliezer Max – Ipanema e Laranjeiras -, se reuniram esta segunda-feira para mais uma descontraída roda de conversa, encerrando o primeiro semestre com chave de ouro.
O tema, “Nem castigo, nem chantagem: formas de lidar com a construção do limite em família e na escola”, inspirou a discussão de aspectos fundamentais da rotina das famílias, tais como: as diferenças conceituais entre castigo e punição; as diferentes formas como os responsáveis lidam com as situações em casa; como a escola lida com estas situações em seu cotidiano; a importância da contenção e do limite para a estruturação saudável das crianças, além de recomendações mais gerais sobre o tema, para que os pais, que certamente estão se constituindo pais nesse processo, também possam refletir sobre seus valores, limites e possibilidades diante desta nobre missão.
Após o recesso voltaremos com novas propostas de datas e temas para o segundo semestre!
28/07/2016
Depois de um intenso e proveitoso aprendizado sobre a Mata Atlântica, seus pássaros e aves, o 2º ano vai mostrar seus novos conhecimentos de uma forma criativa: os alunos estão produzindo um videoclipe da música “Passaredo”, de Chico Buarque e Francis Hime, misturando stop motion e ação.
As etapas foram muitas: criar os lindos pássaros em técnica mista, reduzir, recortar e finalmente animar os movimentos sobre fundos que reproduzem a floresta, usando o celular para capturar os “frames”. Depois será a vez de cantar a música, que está na ponta da língua, e editar o filme no nosso estúdio multimídia.
O resultado estará no Exploratorium do Ensino Fundamental I, no próximo dia 31 de julho. Não percam!
22/07/2016
O 1º ano viveu hoje uma experiência única que os ensinou sobre a importância de colocar-se no lugar do outro. O grupo Anjos da Visão em Ação, formado por deficientes visuais, organizou uma atividade na qual os alunos, vendados, puderam entender como um cego vivencia o mundo ao seu redor.
Os alunos receberam vendas e uma bengala, sem perceber que o guia que os recepcionava, de óculos escuros, era um deficiente visual. Após experimentarem andar com a ajuda da bengala, foram conduzidos a uma “mesa sensorial”, na qual buscavam identificar vários objetos pelo tato e pelo olfato – incluindo frutas plásticas e reais, objetos com várias texturas, temperos e até letras feitas de borracha ou argila, pedido especial da escola já que a turma está em fase de alfabetização.
Ainda vendados, foram conduzidos por outra guia até a mesa do lanche, onde recebiam sucos, chocolate quente, rosquinhas e bolo para identificar e saborear. Só depois do lanche, ao tirar a venda, é que os alunos perceberam que as pessoas que os conduziam com tanta segurança pelo salão não podiam ver.
Na sessão de perguntas que se seguiu, os alunos mostraram curiosidade sobre a vida cotidiana de um deficiente visual. Uma aluna perguntou como eles usam o celular, e o grupo, fascinado, recebeu uma demonstração de um aplicativo que narra os comandos e a identificação das chamadas recebidas pelo aparelho. Outro aluno perguntou como eles conseguem saber as horas, e um dos guias mostrou o relógio, que “fala” as horas ao toque de um botão.
Ao final todos ganharam a venda como lembrança e um livreto com o alfabeto em Braille, descobrindo assim que existem inúmeras formas de “ver”.
22/07/2016
No 6º ano, os alunos de Redação da professora Elis Spyker estão fazendo um trabalho diferente a partir da leitura do livro “Ruth Rocha conta a Odisseia”. Cada grupo recebeu a tarefa de ilustrar e sintetizar 3 capítulos, localizando-os depois em um mapa online, para contar a história de forma interativa.
A técnica escolhida para as ilustrações foi a colagem digital. Com a ajuda da equipe de TCI, os alunos assistiram a um vídeo sobre essa técnica, e aprenderam sobre a busca de imagens adequadas no Google, incluindo considerações estéticas e direitos de uso. Depois usaram as imagens armazenadas no Google Drive e um programa de edição para manipular e compor as colagens.
Depois da síntese visual, será a vez da síntese em texto, com produção colaborativa no Google Docs. Finalmente as produções dos alunos serão dispostas ao longo de um Google Map customizado, reconstruindo assim o percurso do herói Ulisses de maneira original.
22/07/2016
O quinto ano foi a campo, literalmente, para medir o contorno e a superfície da quadra Israel e aprender os conceitos de área e perímetro.
Os trabalhos fora de sala são estimulantes: as crianças se sentem responsáveis pela realização de uma atividade diferente e aprendem através de uma lógica construída a partir de uma vivência desafiadora.
Neste caso, a pergunta: se a escola comprasse uma fita adesiva para fazer o contorno do campo, que medida precisaria? E para colocar grama sintética? Como poderia fazer esse cálculo? Você sabe? Não? Pode perguntar a qualquer aluno do quinto ano que, agora, eles sabem explicar!
19/07/2016
No dia 11 de julho a 1ª série do Ensino Médio participou da simulação do Mini Knesset. O evento é o resultado de um projeto que envolve aulas e dinâmicas sobre o funcionamento do Parlamento em Israel, oferecido pela organização Eitan. Depois de aprender como acontece a política israelense, os alunos passam por uma simulação na qual criam e votam em projetos de leis relativos à realidade atual de Israel, representando os pontos de vista dos diferentes partidos políticos existentes na Knesset. Foi uma excelente oportunidade de entender como funciona o sistema político no Estado de Israel, compreender situações atuais do país e trabalhar a consciência de voto e democracia.
19/07/2016
Na semana passada a turma de Bnei Maavar recebeu a visita do babalaô Ivanir dos Santos. Ivanir conversou com os alunos sobre ritos de passagem no Candomblé e falou sobre tradições de grupos sociais em locais da África. Na conversa, os alunos tiveram seu interesse despertado pelas religiões de matriz africana, fazendo muitas perguntas e paralelos com o judaísmo. Durante a aula, colocaram que quando realizamos o diálogo e conhecemos o outro, temos uma oportunidade incrível de conhecer a nós mesmos. O babalaô conversou também sobre a realidade atual das religiões de matriz africana no Brasil e sobre a enorme importância de estabelecermos o diálogo entre diferentes culturas.
18/07/2016
No último domingo, dia 17, no clube Monte Sinai, nossos alunos do Futebol Sub-12 e alunas do Handebol Sub-14 participaram de evento esportivo organizado pela Macabi Rio, em memória ao atentado contra a delegação israelense em Munique nos Jogos de 1972.
A atividade promoveu a integração de alunos da comunidade judaica com alunos das escolas municipais com alto rendimento esportivo, que se misturaram para formar as equipes. Acompanhados pela Diretora Pedagógica Thelma Polon, pelo coordenador de esportes Beto Chueke e pelos técnicos Alexandre Rodrigues e Tiano Gomes, os atletas fizeram jogos bastante disputados e muitas novas amizades, em clima de alegria e muita paz – um verdadeiro exemplo para todos os presentes.
O evento contou com a presença de representantes do Comitê Olímpico Brasileiro, do atleta paralímpico Jean Diniz, goleiro da seleção brasileira paralímpica de Futebol Soçaite e da atriz e jornalista Lica Oliveira, atleta olímpica da seleção brasileira de Voleibol em Los Angeles 1984 e Seul 1988. Lica levou para o evento a tocha olímpica dos jogos Rio2016, que conduziu em Belo Horizonte.
Esse é o Espírito Olímpico, que venham os Jogos!
15/07/2016
A tocha olímpica já chegou ao Rio, mais precisamente ao Infantil Ipanema! Ok, foi uma réplica dela que passou por aqui, mas isto é um mero detalhe. Trazida gentilmente por Paula Miranda, mãe da aluna Catarina Miranda Araújo (Berçário II Manhã), a tocha veio escoltada pelos mascotes olímpicos Tom e Vinicius para uma atividade que incluiu uma apresentação em vídeo sobre os Jogos Olímpicos, muita conversa, brincadeiras, atividades gráficas e manifestações de carinho de nossos pequenos para com os mascotes e com a tocha. Agora, vamos aos jogos, que aliás, também já começaram por aqui: as crianças estão vivenciando versões criativas das modalidades olímpicas e paralímpicas. É rede para cá, bola para lá, e nos nossos jogos a vitória é sempre de todos!