26/08/2016
Emoção é pouco para descrever em palavras a culminância do projeto Olimpíada Eliezer Max! A equipe de Educação Física da escola, com a professora Gleice à frente, organizou uma bela competição entre as turmas do Infantil. Cada turma ou “delegação” entrou na quadra para o desfile de abertura vestindo seu uniforme, carregando sua tocha, bandeira e pompons, e entoando seu grito de guerra
As modalidades esportivas foram criadas pelos alunos. Tivemos “fruta na cesta”, “bola na boca do palhaço”, “corrida de vassouras contra carros”, “ache a cor da bola no arco-íris”, “coroas no cone”, “caça letras” e “bola voadora no cesto”.
O clima era de alegria, empolgação e determinação, com todos empenhados em participar e conquistar o objetivo final: subir ao pódio e receber as medalhas – todas de 1º lugar, é claro, pois afinal nossos jovens atletas são todos campeões!
26/08/2016
O 4º ano fez um trabalho com a professora Taiane em comemoração do centenário do Samba, que se dá neste ano de 2016. Há exatos cem anos, em 1916 o músico e compositor carioca Donga criou a canção Pelo Telefone, o primeiro samba registrado da história. Os alunos trouxeram pesquisas de casa que foram complementadas na escola, com buscas na internet e material da biblioteca. O tema da pesquisa foi a Casa da Tia Ciata, uma referência nos anos 20 e ponto de encontro de músicos como Donga.
Os alunos do 1° e 2° ano foram convidados a assistir a apresentação dessa linda pesquisa, que certamente trará outros desdobramentos.
26/08/2016
O 5° ano participou de uma atividade diferente para finalizar o estudo sobre um dos assuntos da primeira fase da colonização brasileira: a escravidão negra. A professora Monica Urman conta:
“Durante a leitura dos textos, enquanto conversávamos sobre o assunto à luz de diferentes perspectivas, uma enxurrada de perguntas era constante, fazendo o debate ter mais voz que o texto em si.
O que fazer? Combinar uma aula-conversa, claro! Surgiu a ideia de convidar o professor Gustavo, que dá aula no Ensino Médio. As crianças estavam super preparadas para o encontro, tendo redigido todas as perguntas cuidadosamente em uma folha, e ouviram com o maior interesse cada resposta que era dada pelo professor, além das várias curiosidades a respeito de cada assunto.
Foi incrível presenciar esse momento! Tanta informação desconhecida, tanta elucidação, e o prazer da descoberta estampado no rosto das crianças. Obrigado, Gustavo!”
02/08/2016
Aproveitando o Exploratorium, a Diretoria de Pais e a Direção da escola receberam a comunidade escolar para uma palestra inaugural do projeto Escola Sustentável, uma das iniciativas do Comitê de Inovação do Eliezer Max.
A primeira ação do projeto de sustentabilidade da escola, em parceria com a empresa SolarGrid, é a instalação de painéis fotovoltaicos nos telhados em Laranjeiras para geração de eletricidade a partir de energia solar. Esta será a maior instalação escolar de energia solar do Rio de Janeiro, com 92 módulos, e terá capacidade de gerar quase 3 mil kwh/mês.
O sistema faz uma “troca” com a rede pública de forma dinâmica. Nos momentos em que a escola gerar mais energia do que utilizar (nos finais de semana, por exemplo), o excedente será canalizado para a rede da concessionária e distribuído no bairro, gerando um abatimento na conta de luz da escola.
O projeto tem um forte componente educativo. A primeira parte das instalações será feita durante o recesso escolar, mas outra parte foi deliberadamente planejada para o segundo semestre, de modo que a escola possa fazer uso pedagógico desse projeto com os alunos, não só durante a instalação como ao longo dos próximos anos. Iniciativas como essa têm o importante papel de elevar o nível de conhecimento das novas gerações sobre as alternativas energéticas que podem substituir o atual modelo, facilitando uma mudança de cultura e a introdução de uma era em que nos relacionaremos de forma mais sustentável com o planeta.
02/08/2016
Para ampliar esse estudo e provocar novas reflexões a equipe buscou também diálogo com as Artes: sons, texturas, materiais e técnicas diversas ofereceram pontos de encontro com cada um dos temas estudados. As obras de Lygia Clark e Helio Oiticica foram o ponto de partida para explorar experiências sensoriais. O trabalho de Frans Krajcberg ocasionou discussões acerca da natureza que nos cerca e de nossas atitudes diante do mundo em que vivemos. Os alunos expressaram seus conhecimentos em produções diversas, em suportes como escultura, pintura e instalações, em performances musicais e e em linguagens multimídia.
A equipe do Ensino Fundamental I ambientou a escola, transformando-a em um verdadeiro museu interativo. Engajados e seguros, os próprios alunos foram os guias da mostra, compartilhando com suas famílias os conhecimentos adquiridos.
Em conjunto, Ciência e Artes ampliam a compreensão do mundo que nos cerca, partindo do conhecimento científico e sensibilizando o nosso olhar para as várias maneiras com que atuamos sobre o nosso corpo e o nosso ambiente. E esse é o objetivo maior do projeto: conhecer o mundo natural e o corpo que habitamos, e entender a responsabilidade que temos de cuidar deles.
01/08/2016
A escola recebeu hoje a visita de Luísa Newlands, 21 anos, ex – aluna do Eliezer Max, que competiu durante 10 anos pela AABB Tijuca, na modalidade Ginástica Rítmica. Conhecendo um pouquinho mais de sua história, descobrimos que aos 14 anos de idade ela foi a única atleta brasileira a participar da Macabíada Mundial em Israel.
Os alunos da Educação Infantil puderam acompanhar uma pequena apresentação desta modalidade e seus aparelhos: arco, corda, bola, maça e fita. Todos ficaram encantados ao vê-la praticando este esporte “tão difícil”, segundo os alunos disseram. Alguns alunos manusearam os aparelhos e reproduziram poses e gestos orientados pela ex-atleta. Ao final das atividades práticas, todos os alunos acompanharam Luísa em uma pequena demonstração livre ao som da trilha sonora de Games of Thrones.
A visita foi encerrada com uma entrevista realizada pelos alunos da Pré-escola II, em sala de aula. Foi uma manhã deliciosa e de muitas descobertas!
01/08/2016
No último shabat, o tema proposto pelos alunos do 7° ano para discutir com os demais foi o dos papéis masculinos e femininos na sociedade. Os alunos trouxeram bonecas e fraldas para demonstrar que tanto os homens quanto as mulheres podem e devem assumir e dividir as tarefas relacionadas aos filhos, sem caracterizá-las como masculinas ou femininas. Eles relataram aos colegas o fato de não existir fraldários em banheiros masculinos nos shoppings, e louvaram os estabelecimentos que já contam com o espaço da família. Outro ponto abordado foi a duração da licença maternidade, e a licença paternidade, ausente na maioria dos países.
Os alunos ofereceram o seguinte relato: “Nós do sétimo ano pensamos em fazer um shabat sobre direitos iguais mas depois paramos para pensar se era sobre direitos iguais que queríamos falar mesmo ou seria igualdade de direitos o tema que buscávamos, e refletimos qual é a diferença, se tudo tem direitos e tudo tem igualdades. E a grande diferença não está no nome e sim na ação humana em sociedade, porque direitos iguais todos nos temos, uma mulher pode trabalhar hoje igual um homem, nos mesmos empregos, está escrito, a justiça decretou. Mas quem disse que é assim que as pessoas vão pensar, quem disse que é assim que vai funcionar na sociedade? E apesar de tudo, não queremos ficar aqui falando de leis, queríamos entender o porque delas não serem cumpridas e isso é igualdade de direitos. Essa é a diferença.”
01/08/2016
Os alunos do Ensino Fundamental lI prepararam perguntas para receber Leonardo Barros Barreto, representante do Comitê Olímpico Brasileiro, que trouxe uma réplica da Tocha Olímpica e respondeu às perguntas previamente preparadas em inglês – Leonardo ficou impressionado com a fluência dos alunos! As turmas assistiram vídeos sobre as Olimpíadas e a história e significado da Tocha.
No final alunos do Fundamental II e do Ensino Médio puderam tirar fotos com o símbolo olímpico, entrando no clima dos Jogos que já vão começar!
01/08/2016
Após conversar sobre as Olimpíadas na aula de Inglês, os alunos do 4° ano desenvolveram um “quiz” para testar conhecimentos sobre o evento. Feitas as perguntas, foi a vez de transformar esse “quiz” em um jogo interativo. Na sala de informática, os alunos analisaram um fluxograma para entender como usar hiperlinks para transformar uma apresentação em um jogo.
Na sequência, em grupos, criaram as telas de perguntas e respostas no Google Slides, inserindo frases em inglês e imagens que pesquisaram no Google. Por último, aprenderam a criar os links entre as telas na sequência correta. Os alunos ficaram encantados com a possibilidade de criar um jogo de maneira simples, sem precisar programar.
A atividade trabalhou diversos conceitos e competências digitais: busca de imagens, apresentações interativas, e até mesmo conceitos iniciais de programação a partir do fluxograma e dos links. O resultado é um divertido desafio para os colegas, famílias, e até para crianças de outro países, pois nossos alunos vão lançar o Quiz na rede e convidar outras crianças para jogar. Welcome to Rio, and let the Games begin!
Para acessar o jogo online, siga estes links:
Turma 401: https://goo.gl/Ew2KKb
Turma 402: https://goo.gl/VdibfF
28/07/2016
As turmas do 4º ano conversaram com a professora Aline Cohen sobre o processo de criação de esculturas. Depois construíram obras inspiradas na arte de Frans Krajcberg, utilizando pigmento, tinta, areia, jornal, argila e folhas secas. O resultado poderá ser visto no dia 31/7, no Exploratorium do Ensino Fundamental I.