22/02/2017
O uso dos Chromebooks no Eliezer Max possibilita não só o acesso à internet e ferramentas colaborativas em sala de aula, mas também a utilização de recursos pedagógicos diversificados como aplicativos, jogos e testes. Na última semana, a professora Elaine Carlos utilizou o aplicativo Kahoot para transformar a aula de Matemática em uma divertida competição, com as duplas de alunos correndo contra o relógio para acertar as respostas dos problemas propostos e acumular pontos, exibidos em um placar no monitor da sala.
22/02/2017
A unidade Laranjeiras da escola recebeu hoje famílias e alunos do Ensino Fundamental, assim como ex-alunos da escola, para juntos comemorarmos um Shabat especial de Tu biShvat. O coordenador de Cultura Judaica da escola, Rogério Z. Cukierman, mencionou o educador polonês Janusz Korczak, que comparou o trabalho do educador àquele do agricultor e disse que esta era uma ocasião muito propícia para iniciar o ano de estudos. As famílias foram convidadas a acenderem as velas de shabat e a fazerem o kidush e alunos do primeiro ano fizeram a benção sobre a chalá.
22/02/2017
Em nossa Colônia de Férias buscamos estimular a criança a explorar diferentes tipos de expressões através de música, dança, artes plásticas e contação de histórias. Temos a criança como elemento central do processo dinamizado. Nossas atividades estimulam novas possibilidades de vivência. Nesse contexto, a imaginação ganha asas e a aventura toma conta do ambiente. Na expressão plástica, o Capitão Gancho entra em seu navio e convida alguns piratas para caçar tesouros em terras distantes. Nessa brincadeira a pintura do fundo do painel é livre e as crianças podem explorar o próprio corpo como ferramenta para a pintura. No varal sensorial, feito de garrafas pets, “os piratas” convidados buscam encontrar o tesouro em uma terra muito distante e barulhenta. Nessa brincadeira exploramos a percepção auditiva e a visual, bem como a coordenação motora ampla, de maneira lúdica. Na contação de histórias trabalhamos com o livro “Coisas que a gente fala”, de Ruth Rocha. Neste livro trabalhamos a importância de tomar cuidado com o que falamos, uma vez que as palavras, depois que são ditas, ganham vida própria.
22/02/2017
21/02/2017
Nos dias que antecederam o início das aulas a equipe pedagógica esteve reunida para estudo e planejamento. Oficinas de recursos tecnológicos e a formação para o currículo de habilidades sócio-emocionais fizeram parte do treinamento, e os novos membros da equipe tiveram a oportunidade de apresentar os conhecimentos que estarão trazendo para o nosso time. Foi uma semana intensa e bastante rica para inaugurar um ano que vem cheio de boas novidades.
21/02/2017
Ao longo do ano o 1º ano envolveu-se no Projeto Crianças como nós e conheceram crianças e culturas diferentes. Encerramos o projeto com chave de ouro, fazendo uma viagem à Índia! Convidamos primeiro a Sandra Valdez, Coordenadora adjunta da Educação Infantil, para conversar sobre o tema e mostrar como são os movimentos da dança indiana. Todos adoraram! Em seguida, convidamos os pais do Bernardo, Ilana e Leizer, que já moraram em terras indianas, para compartilhar um pouco de sua experiência por lá. Eles organizaram, então, uma apresentação com instrumentos típicos da Índia, músicas e meditação. Foi uma manhã muito relaxante!
21/02/2017
O Pré II conta como foi a experiência de conhecer os colegas e a rotina do segmento seguinte: “E chegou o dia esperado para visitarmos o Fundamental I! Fomos convidados a participar de atividades junto às turmas do 1º ano e adoramos! Realizamos aula de Inglês, Educação Física e almoçamos no refeitório “dos grandes”! Foi muito divertido! Queremos voltar para conhecermos um pouco mais das salas de aula, mas já vimos que vai ser muito bom estudar aqui!”
21/02/2017
Os Chromebooks estão chegando para transformar a sala de aula, possibilitando que os alunos explorem aplicativos e recursos digitais e utlizem a internet em atividades guiadas de pesquisa e produção de conhecimento. Para conhecer os recursos disponíveis nesse equipamento, bem como as melhores práticas para uso pedagógico, os professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio passaram por um treinamento específico com nossos parceiros da For Education EdTech. 2017 será um ano de muita inovação no Eliezer Max!
21/02/2017
21/02/2017
Karina Cymbal, ex-aluna do Eliezer Max, recebeu menção honrosa no prêmio “Arquiteto do amanhã” por seu projeto final do curso de Arquitetura da PUC-Rio, um Centro de Cultura Judaica. Diz Karina: “A proposta de um espaço de interação cultural visa, sobretudo, desmistificar a cultura judaica perante a sociedade brasileira, servindo como uma ponte da mesma no Rio. Sendo mais abrangente, o Centro de Cultura Judaica tem a premissa de funcionar como um ímã, capaz de atrair a todos os perfis de usuários, característicos de uma comunidade multicultural e de uma metrópole, através de seu programa diversificado. A proposta visa disseminar a história, cultura e costumes judaicos, e permitir a troca entre os diferentes povos, aproximando a população por inteiro.” Karina foi orientada pela professora Vera Hazan, mãe da escola. Parabéns às duas pelo lindo trabalho!