Notícias

18156074_1530901830253218_4675478784509287435_o

Iom haZicarón

09/05/2017

O dia do Ensino Fundamental II começou com uma atividade especial de Shabat. Shlichim dos movimentos juvenis sionistas, Made Walter (Chazit), Asi Garbarz (Shomer) e Nadav Davidson (Dror) coordenaram a atividade e contaram para nossos alunos sobre suas experiências de Iom haZicarón (data em lembrança daqueles que faleceram em defesa do Estado de Israel e das vítimas de terrorismo). Cada um trouxe uma música que lhe fosse especialmente significativa para esta data. Em seguida, os alunos assistiram o fime “O Pequeno Traidor”, baseado no livro “Pantera no Porão” de Amos Oz, cuja história se passa nos meses finais no Mandato Britânico na Palestina. O filme serviu de ponto de partida para uma atividade de reflexão e debate sobre este período histórico e a dificuldade de lidar com ideias diferentes naquela época e nos nossos dias. Este ano Iom haZicarón cairá em 1º de maio, quando não haverá aula na escola. Por isso, simbolicamente, uma sirene tocou hoje no meio das atividades, interrompemos o filme e marcamos dois minutos de silêncio em pé, com a participação de toda a escola.

Ver no Facebook

18156135_1527194297290638_4019099992279954640_o

Grande Templo Israelita e região da Praça da Cruz Vermelha

09/05/2017

O Projeto Bnei Maavar trabalha, no 7º ano, com os conceitos de identidade, alteridade e responsabilidade em um contexto pluralista e multicultural. Como parte do projeto, os alunos e suas famílias fizeram, no domingo dia 23/04, uma visita ao Grande Templo Israelita e à região da Praça da Cruz Vermelha. Na visita à sinagoga, aprenderam sobre o projeto de criar ali um local de culto que pudesse reunir toda a comunidade judaica do Rio de Janeiro. Eles puderam ver como o seu estilo arquitetônico reflete influências diversas, não podendo ser caracterizada como uma sinagoga típica ashkenazi ou sefaradi. Os alunos e as famílias discutiram também a integração da comunidade judaica com outras comunidades étnicas da região da Praça 11, incluindo o estudo de textos em que judeus e negros refletem sobre sua experiência na área. Ao final, no salão de festas da sinagoga, confraternizaram-se e pediram novas oportunidades similares!

Ver no Facebook

18156135_1527194297290638_4019099992279954640_o

Iom haShoá no Eliezer Max

09/05/2017

Ontem foi Iom haShoá, data em que nos lembramos das vidas perdidas durante o Holocausto. Na sede de Laranjeiras da escola, tivemos o tradicional toque da sirene e uma cerimônia em que honramos diversas dimensões desta data:

• Choramos pela destruição física, homenageando o Sr. Jorge Joseph, sobrevivente da Shoá e membro da Resistência,
• Lamentamos a destruição cultural com a ajuda do professor da escola Douglas Francisco de Melo Neves,
• Nos lembramos dos atos de bravura e resistência através dos representantes dos movimentos juvenis sionistas,
• Reconhecemos a solidariedade daqueles que colocaram suas próprias vidas em risco para ajudar as vítimas juntamente com o professor Sergio Maia, representante da Pastoral da Educação regional da Conferência Nacional dos Bispos Católicos do Brasil,
• Pensamos nas lições que aprendemos com a ajuda do Sr. Herry Rosemberg, presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro,
• Lastimamos as lições que ainda não aprendemos e os episódios de intolerância, os massacres e genocídios que não conseguimos evitar, convidando o Sr. Daniel Morais Assunção, da ONG Abraço Cultual, que trabalha com refugiados no Brasil,
• Expressamos nossa esperança de um mundo no qual o ódio e a intolerância não encontrem mais espaço, homenageando as professoras da escola Adélia Goldevicht de Oliveira e Sonia Mehl.

Ver no Facebook

18056358_1520956404581094_2361737885933921098_o

Alunos da 2ª série embarcaram para a Marcha Pela Vida

09/05/2017

A ‘International March of the Living’, realizada anualmente por jovens do mundo inteiro, adquire características específicas no Eliezer Max, onde é chamada de ‘Marcha Pela Vida’. O objetivo é suscitar entre os alunos o diálogo sobre a formação de uma identidade humana e judaica, bem como a responsabilidade social, respeito à individualidade, convivência em grupo e uma vivência dentro da sociedade israelense. Nossos alunos passam por um processo de preparo durante um ano inteiro para essa grande imersão vivencial e intelectual. Que seja uma ótima viagem!

Ver no Facebook

17991368_1519401014736633_8923608193538417611_o

TCI para o 1º e 2º ano

09/05/2017

Os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I estão curtindo bastante as aulas de Tecnologias de Informação e Comunicação — TCI. O professor Doug Alvoroçado iniciou o ano fazendo um reforço dos combinados de como se portar no laboratório de informática e de como usar corretamente cada parte do computador. Depois as turmas se divertiram participando de duas atividades para avaliar as habilidades de clicar e arrastar: jogo da memória e quebra-cabeças.

Ver no Facebook

17855156_1511995702143831_222596803879942793_o

Tocha da Macabíada Mundial 2017

09/05/2017

O Eliezer Max recebeu a tocha da Macabíada Mundial, que será realizada em julho deste ano no Estadio Teddy, em Jerusalém. O revezamento da tocha passou pelos alunos que ficaram muito entusiasmados com a presença dela na escola. A passagem da tocha pela escola representa um grande incentivo à prática esportiva. Além disso, teremos a presença de três alunos do Ensino Médio participando do evento (Eduardo Landau, Daniel Adler e Roni London) e de Roberto Benisti, pai do aluno Leonardo Beniste do 7º ano.

Ver no Facebook

17917363_1512020645474670_374581965163578189_o

Pessach do Ensino Médio

09/05/2017

No ano em que a Tropicália comemora 50 anos e a Semana de Arte Moderna, 95, os Módulos de Arte e Cultura Judaica do 9º ano e Ensino Médio estão desenvolvendo atividades que exploram o impacto que estes movimentos culturais tiveram no país. Para o tradicional seder de Pessach organizado pelos Módulos, os alunos e a equipe de professores enfrentaram o desafio de encontrar pontos comuns entre a tradição judaica e o movimento modernista. O que parecia difícil, foi desenvolvido com simplicidade e beleza em apresentações de música, teatro e artes visuais. A transformação, conceito central destes movimentos artísticos e do Êxodo do Egito, embasou as apresentações de teatro. A questão dos nomes em dimensões periféricas deu a tônica dos trabalhos de Artes Visuais e nos remeteu aos múltiplos nomes desta história, especialmente o nome com que Deus se apresenta a Moshé: “Serei o que Serei”. A apresentação de música se baseou nas composições tropicalistas, alterando letras para que fizessem referência a Pessach. Um texto escrito por alunos relacionava Pessach à Tropicália por serem dois movimentos de resistência à opressão.

Ver no Facebook

17855647_1508590049151063_4187909188406178057_o

Seder de Pessach do Pré I Ipanema + Laranjeiras

09/05/2017

Identidade e Pertencimento são valores construídos ao longo da vida e fortalecidos a partir de cada história, cada memória e, principalmente, cada vivência. Este ano a Pré Escola I de Ipanema veio a Laranjeiras para compartilhar o Seder de Pessach, um Chag que se comemora em famíla. Pois é… Nossa família está crescendo! Foi muito rico e prazeroso podermos viver juntos este momento. Esperamos seguir um longo caminho juntos, atravessando desafios, sabores e conquistas. Chag Sameach!

Ver no Facebook

17903831_1508550882488313_7869106409957403975_n

Case do Eliezer Max é apresentado no Google

09/05/2017

No último final de semana, líderes do GEG (Grupo de Educadores Google) do Rio Grande do Sul ao Amazonas, incluindo a coordenadora de Tecnologia e Comunicação do Eliezer Max, Mariana Ochs, estiveram na sede do Google Brasil em São Paulo para compartilhar práticas e inspiração. Os líderes GEG são educadores que doam o seu tempo de forma voluntária para formar redes de colaboração e aprendizado sobre o uso da tecnologia na escola, atuando como multiplicadores em suas regiões, acolhendo, formando e incentivando outros professores em encontros abertos e gratuitos. Mariana compartilhou com os demais líderes GEG as lições apreendidas no processo de adoção da plataforma Google no Eliezer Max desde as formações iniciais dos professores, há exatos dois anos, bem como alguns cases de projetos realizados na escola. Parabéns à equipe pedagógica e alunos do Eliezer Max por seus largos passos em direção à fluência digital!

Ver no Facebook

17854957_1508505889159479_3117824960543019251_o

Sedarim internos do Infantil

09/05/2017

As unidades de Educação Infantil de Ipanema e Laranjeiras comemoraram Pessach com o privilégio de compartilhar entre amigos uma gostosa degustação de história, tradições muita alegria!

Ver no Facebook