29/05/2017
Na última terça-feira, um painel sobre a reforma do Ensino Médio trouxe alunos, pais, educadores e gestores do Eliezer Max e de outras escolas para o Cinemax, em uma sessão concorrida e bastante informativa. Os professores Arnaldo Niskier e Carlos Artexes Simões, com mediação da professora Thelma Polon, nossa diretora pedagógica, buscaram esclarecer vários pontos da reforma, seu impacto sobre o currículo escolar e sobre o processo de seleção para as universidades. Um dos pontos destacados foi a flexibilização do currículo, que, segundo os especialistas, já estava contemplada na Lei das Diretrizes Básicas dos anos 90, embora não tenha sido adotada à época pela maioria das escolas. A proposta dos “itinerários de formação”, segundo eles, busca contemplar o dilema da diversidade de realidades em que está inserido o Ensino Médio no Brasil, onde boa parte dos alunos sai da escola diretamente para o mercado de trabalho. Outro tema de grande interesse da plateia foram os desdobramentos da reforma com relação ao ENEM – forma de avaliação que, segundo os painelistas, não deve desaparecer, mas deverá se adequar. Segundo eles, é provável que sejam fortalecidas as cobranças nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa, e tornadas menos relevantes as avaliações em outros campos do conhecimento. O encontro promovido pelo Eliezer Max foi o ponto de partida para uma reflexão mais estendida sobre que transformações a escola poderá fazer em seu currículo a partir das mudanças propostas, tema esse que será central na busca permanente e continuada pela oferta de um ensino cada vez melhor.
29/05/2017
Os alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I e suas famílias participaram hoje da Festa da Torá. Como é tradição na escola, os alunos recebem a Bíblia Hebraica de suas famílias, em um momento que envolve estudo conjunto e celebração, simbolizando a passagem das tradições judaicas de geração em geração. Esse é um momento muito significativo da educação judaica do Eliezer Max, pois marca o início do uso do Tanach como fonte de conhecimento. O tema “Tradição”, eixo estruturante do estudo de Cultura Judaica nessa série, esteve presente em diversos trabalhos interdisciplinares: no conto judaico, recontado em um vídeo narrado e ilustrado pelos alunos e produzido na aula de TCI; em um poema declamado em inglês; e em várias canções apresentadas em hebraico, além do trabalho feito em sala sobre o nome de cada um e o registro, através das artes plásticas, do que os alunos imaginam que a Torá contém. Após a entrega das Bíblias, famílias e alunos refletiram juntos sobre um poema estudado na aula de Tanach. Ao final, como não podia deixar de ser, tudo terminou em um alegre lanche. Veja os vídeos exibidos durante a celebração: Atividades que antecederam a festividade: https://youtu.be/pgToo9_7nH8 “A Melhor Bagagem”: https://youtu.be/AmFDylGFW8I
29/05/2017
As aulas de balé no Eliezer Max de Laranjeiras fazem parte das atividades opcionais da tarde da Educação Infantil e são oferecidas por nosso parceiro Balé da Vila, uma “Escola de Dança Sem Muros”. Com metodologia própria, o Balé da Vila inclui conteúdos gerais, sobre a linguagem da dança, e específicos, sobre a linguagem do balé. Uma vez por mês, uma aula especial oferece uma atividade não-convencional, e, ao final do ano, alunos e professores se envolvem nas várias etapas de preparação para uma apresentação. A metodologia do Balé da Vila, segundo a sua diretora Manu Berardo, está “centrada no pensamento de que a dança na infância, sobretudo no contexto escolar, tem o papel de trazer a criança para a experiência do corpo presente tanto do ponto de vista temporal, quanto da presença em si mesmo. A dança que se faz na infância, de acordo com o nosso ponto de vista, é para a infância e o que se constrói nela, e não um treinamento para um futuro de movimentos perfeitos.” A proposta da escola é que a dança contribua no processo de crescimento e descoberta da criança no que diz respeito ao seu corpo e suas possibilidades no espaço, no contexto de um coletivo. Essa descoberta tem sido muito prazerosa, a julgar pelas fotos que vocês podem conferir no álbum abaixo.
29/05/2017
No dia 26 de abril, na Unidade de Ipanema, realizamos a primeira roda de conversa do ano do Projeto PARA CRESCER JUNTO, com o tema “Educar para o pensamento crítico e para a autonomia intelectual desde cedo”. Para aquecer a conversa, iniciamos a noite com uma apresentação visual da história “Nicolau tinha uma ideia” – sobre um menino que ensina sua comunidade que é importante pensar a diversidade de ideias – e com uma divertida leitura dramatizada da história “Bom dia, todas as cores” – sobre um camaleão que muda de cor a toda hora para agradar as pessoas à sua volta. O grupo de atores ‘Cadê a Agulha?’ encantou, divertiu e deu o tom descontraído ao debate que se seguiu. Em seguida Thelma Polon falou sobre os princípios básicos que sustentam o Projeto Político Pedagógico Eliezer Max. Telma Coslovsky, Flavia Nahon e Marcia Stein, da equipe de coordenação, trouxeram alguns exemplos de atividades e projetos que desenvolvemos no Infantil com o objetivo de trabalhar junto às crianças a autonomia e o senso crítico. E reservamos, claro, um bom espaço para a troca de experiências e o diálogo, que fluiu intensamente, com a participação de todos os presentes.
29/05/2017
Avançando na exploração das diversas formas de comunicação nos meios digitais, os alunos do 5º ano criaram um blog nas aulas de TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação), com o professor Doug Alvoroçado. O tema foi escolhido pelos alunos e, na primeira postagem, cada aluno se apresentou. O blog terá postagens sobre atividades e projetos nas aulas de TICs e em outras disciplinas, além de assuntos do interesse dos alunos.
09/05/2017
Toda semana, as turmas do Fundamental I têm aula no laboratório de Ciências. Cada uma com o seu objeto de pesquisa. O 2ºano está estudando sobre a Mata Atlântica. Partindo da pergunta quantos “tesouros” esse bioma nos reserva? Levamos os alunos a um local escondido da nossa escola. Lá, eles descobriram um pequeno pedacinho dessa mata e despertaram para outras questões como a origem desse nome, a importância desse bioma, os animais que a habitam e também espantaram-se com a sua devastação e refletiram sobre a importância de preservá-la. Através do questionamento, da observação, levantamento de hipóteses, dos debates e leituras vamos instigando a curiosidade e o gosto pela pesquisa em nosso alunos.
09/05/2017
No último domingo, juntamente com outras escolas judaicas, movimentos juvenis e outras instituições da comunidade judaica do Rio de Janeiro, o Eliezer Max homenageou os 69 anos do Estado de Israel. A festa no Clube Adolpho Bloch contou com a presença de autoridades como o Embaixador de Israel Yossi Shelley, o Prefeito Marcelo Crivella e a diretoria da Fierj, e as muitas famílias presentes puderam desfrutar de competições esportivas, apresentações de dança, festival gastronômico e muito mais. Beto Chueke, coordernador de Esportes e Educação Física da escola e responsável pela área de eventos do clube, organizou as competições esportivas que movimentaram as quadras durante toda a amanhã. Dani Flomin, aluno da 1a série do Ensino Médio do Eliezer Max, interpretou o hino de Israel durante a cerimônia oficial, na presença das autoridades e delegações das escolas, e as equipes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Eliezer Max conduziram oficinas de artes nas quais as crianças fizeram releituras de obras de artistas israelenses. Enquanto isso, outra equipe da escola oferecia viagens a Israel em realidade virtual, atração que encantou os presentes de todas as idades.
09/05/2017
A Educação Infantil de Ipanema decolou para uma viagem imaginária a Israel. Todos levaram seus passaportes para serem carimbados, fizeram suas malas e viveram uma deliciosa manhã visitando o Muro das Lamentações, um Shuk (mercado) onde estavam expostas contribuições referentes a Israel enviadas pelas famílias, fizeram trabalho de artes, surfaram na praia de Tel-Aviv e comeram um delicioso “falafel”. Certamente todos voltaram felizes e cheios de boas lembranças em suas bagagens!
09/05/2017
09/05/2017
Os alunos da Educação Infantil de Laranjeiras tiveram seus passaportes carimbados na “Policia Federal” (a professora Gleice foi a “policial” responsável) e eles puderam embarcar em uma viagem lúdica para Israel. Lá eles conheceram muitas coisas! Comeram um “falafel” especial, ouviram músicas folclóricas, visitaram a exposição de objetos típicos e o Muro das Lamentações. Todos puderam fazer arte com areia colorida e também dançaram muita “dança israeli”. Os alunos se divertiram e aprenderam bastante sobre Israel.