12/06/2017
No último domingo, dia 04, o nosso tradicional piquenique em comemoração ao Dia do Meio Ambiente reuniu famílias e equipes da Educação Infantil de Laranjeiras e Ipanema para uma manhã de confraternização e integração entre as duas unidades. A manhã ensolarada e o lindo ambiente natural do Parque Guinle emolduraram as brincadeiras e muitas atividades ao ar livre para todas as faixas etárias, incluindo oficinas de Artes e Corpo, recreação com Os Fabulosos, leituras com o grupo “Cadê a agulha?” e plantio de mudas. Um piquenique farto e saudável, feito com contribuições das famílias, coroou as atividades desse que já é um dia muito aguardado por todos. No ano que vem tem mais!
12/06/2017
Aproveitando o feriado de Shavuot, a Direção e o RH do Eliezer Max organizaram uma campanha de doação de sangue entre os funcionários da escola, em parceria com o Instituto Nacional de Cardiologia, nosso vizinho. Durante a ação solidária 25 funcionários de diversos setores administrativos da escola doaram sangue, contribuindo para salvar vidas e cumprindo com um dos princípios básicos do judaísmo, de amar e ajudar ao próximo. O Eliezer Max agradece a todos os que participaram dessa importante ação.
12/06/2017
Shavuot trouxe para a unidade de Ipanema um dia especial, com atividades de artes, culinária, dança, jardinagem, contação e produção de histórias inspiradas em temas relacionadas ao Chag. As crianças ampliaram seu conhecimento de maneira significativa e prazerosa. Terminamos o dia com um belo kidush, quando pudemos compartilhar com as famílias mais um importante momento de calor e afeto, reafirmando nossos valores através da tradição judaica.
12/06/2017
Como já é tradição no Eliezer Max, no segundo dia de Shavuot alunos e professores foram convidados a comparecer à escola para um dia especial de atividades culturais e pedagógicas voltadas para as várias dimensões e significados do chag. Em Laranjeiras, o dia teve início com um kidush para toda a escola, com a presença das famílias. Lembrando que na Torá o chag recebe três nomes – Chag haShavuot, ou festa das semanas, Chag haKatzir, ou festa da ceifa, e Chag haBicurim, ou festa das primícias, a dimensão da celebração da terra e sua produção agrícola foi lembrada em oficinas culinárias em torno ao trigo (oficinas de chalá) e frutas (degustação de frutas regionais, oficinas de sacolés e vitaminas de frutas). Na Educação Infantil, além das oficinas culinárias, os alunos trabalharam a diversidade de sementes e o plantio com a equipe da Ecobé. Na dimensão rabínica, Shavuot é também a festa da entrega da Torá, ou Chag Matan Torá. Nessa perspectiva, é considerada uma festa para celebrar o conhecimento judaico em todas as suas formas, incluindo a transmissão de valores e conhecimentos de geração a geração. A partir do tema dos refugiados presente no início da Meguilat Ruth, os alunos tiveram uma conversa sobre o assunto com Daisy Harari, ela própria refugiada judia do Egito, de onde saiu aos 10 anos de idade, em 1957. O rabino Sergio Margulies conduziu uma conversa com alunos do Ensino Médio sobre a relevância da Torá na realidade deles. Ao longo do dia, diversas oficinas, como dança israeli, arte, música e mídias digitais, trouxeram esse rico conteúdo para as linguagens criativas, completando o dia de tradições, cultura, celebração e estudo. A Unidade Infantil de Ipanema também teve um dia especial e em breve postaremos mais notícias.
12/06/2017
O Shabat da última sexta-feira teve um sabor especial para turma do Maternal II. As crianças receberam familiares para comemorar Shavuot com muita alegria e mostrar seu conhecimento através de produções artísticas, dança, poesia, músicas e histórias. Fechando a tarde, saboreamos juntos um lanche com itens derivados de leite e trigo, incluindo apetitosos biscoitos modelados no início da festa! Chag Sameach!
12/06/2017
A turma do 4º ano usou seus conhecimentos matemáticos para criar diferentes sólidos geométricos. As estruturas foram surgindo… Os alunos se divertiram nomeando os sólidos que já conheciam e inventando nomes para estruturas bem diferentes que criaram. A brincadeira continuou e eles puderam contar vértices, faces e arestas de cada sólido. As comparações foram inevitáveis! Juntos, buscaram semelhanças, diferenças e as características de cada sólido. Aprender Matemática assim é muito bom!
29/05/2017
Esta semana, comemoramos Iom Ierushalayim, que marca a reunificação de Jerusalem em 1967. No Kabalat Shabat de hoje, os alunos refletiram sobre a importância da cidade para judeus, cristãos e muçulmanos. Divididos em grupos, eles prepararam materiais que tratavam da localização, locais significativos e população de Jerusalém e, depois discutiram, coletivamente, as diversas respostas.
29/05/2017
Os alunos do Maternal II da Educação Infantil de Laranjeiras receberam suas famílias para compartilhar um pouquinho do projeto que envolveu Shavuot. Mostraram seu conhecimento através de diferentes expressões, nas diversas áreas do conhecimento, que incluíram temas como meio ambiente, vida saudável e convivência. Encerramos a celebração com as boas vibrações de nosso shabat. Shabat Shalom! Chag Sameach!
29/05/2017
O Eliezer Max recebeu, neste sábado, o palestrante Marcos de Lima, Coordenador do NuGAME — Núcleo de Games, Atividades e Metodologia de Ensino — que apresentou a palestra ‘Games e aprendizagem – pensando diálogos’. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Psicopedagogia (seção RJ) com apoio do Eliezer Max, expôs a proposta do Núcleo, de levar jogos eletrônicos para o processo de aprendizagem. O NuGame tem como objetivo desconstruir o discurso que afasta os games das escolas e criar pontes entre essas modernas ferramentas e o ensino da Geografia. Conheça mais detalhes do NuGAME: http://gg.gg/nugame
29/05/2017
No Laboratório Maker, os alunos do 6° e do 7° ano estão avançando na construção de uma estação meteorológica, em um projeto integrado das disciplinas de Tecnologias Criativas e Ciências da Natureza. A estação, quando pronta, medirá a velocidade e a direção do vento, a temperatura e a umidade do ar; a ideia é levá-la na viagem do 6° ano à Região dos Lagos, para que sejam feitas medições em campo. A construção da estação está sendo feita com uma mistura de materiais corriqueiros – madeira (a base), alumínio (a seta que mede a direção do vento) e plástico (o anemômetro que mede a velocidade do vento, feito com duas metades de bolinhas de Pokemón), e a parte eletrônica, que são o sensor de temperatura, sensor de umidade e o arduíno. Arduíno é uma pequena placa lógica cuja função é captar os valores dos sensores e transmitir para os celulares dos alunos, através do Bluetooth, para que a leitura dos dados possa ser feita na tela. O projeto não para por aí, pois a partir da leitura dos dados abrem-se muitas outras possibilidades. Os professores de Programação, por exemplo, estão buscando maneiras de utilizar as medições da estação na criação de um jogo de previsão do tempo a partir das variáveis coletadas, intitulado “Será que vai chover?”. São os inventores do Eliezer Max em ação!