11/12/2017
“Foi com muito orgulho que, na noite do dia 7 de dezembro, assistimos a formatura do Ensino Médio de mais uma turma do Eliezer Max. Mais do que jovens competentes academicamente, temos certeza que estamos entregando à sociedade seres humanos da mais elevada qualidade, preocupados com os seus semelhantes e imbuídos dos mais nobres valores humanitários. Temos certeza que, onde quer que eles venham a atuar daqui por diante, farão a diferença no sentido de tornar seus espaços mais justos e mais ricos”.
A mensagem de Heloize Charret, coordenadora do Ensino Médio, resume o sentimento da escola nesse momento de encerramento e despedidas para a turma do 3º ano. O evento foi emocionante e contou com a presença de representantes da Diretoria, do Diretório de Pais, das equipes Pedagógica e de Gestão, familiares, amigos e ex-alunos.
Desejamos muita sorte e sucesso a todos os formandos 2017 do Eliezer Max!
10/12/2017
Chanucá foi escolhida para ser a primeira festa das turmas do Berçário II com os pais na escola por ser o momento de relembrar a luta do povo judeu para manter as práticas judaicas e por ser nessa etapa que as crianças começam a exercer suas práticas e criar identidade e pertencimento.
Este ano, as turmas de Ipanema e Laranjeiras receberam suas famílias para fazer chanukiot (candelabros), celebrando o brilho da Festa das Luzes. A ideia é que acendessem as velas de suas chanukiot em casa, criando a ponte entre casa e escola.
Em Ipanema, foram realizadas aulas abertas para marcar o encerramento do ano letivo. As famílias participaram de atividades de Artes, de Motricidade, de Música, de Inglês e de Cultura Judaica e vivenciaram alguns momentos representativos da rotina de seus filhos.
08/12/2017
Chegando ao final do ano, as crianças do Berçário I de Ipanema receberam seus pais para um Kabalat Shabat especial. A professora contou uma história com a animada participação das crianças, encantando suas visitas. Cantamos, dançamos e fomos abençoados pela chegada do shabat, que já faz parte do ritual semanal dos nossos pequenos.
06/12/2017
No último sábado, a Pré Escola II de Laranjeiras vivenciou uma experiência diferente. As turmas dormiram na escola, como parte do rito de passagem para o Fundamental I.
Durante um mês, eles se prepararam para a grande noite, com atividades que envolveram todas as disciplinas, como ciências, linguagens e matemática: aprenderam sobre profissões e animais noturnos, conversaram sobre sonhos e pesadelos, confeccionaram móbiles e prepararam listas dos objetos necessários para dormir.
Na manhã seguinte, receberam os pais para um delicioso café da manhã, felizes e orgulhosos por mais essa conquista.
Veja muito mais imagens: https://photos.app.goo.gl/LoMyIwEdm3JfZF352
04/12/2017
A FALEM – Festa de Artes e Literatura do Eliezer Max – foi, simultaneamente, uma apresentação dos projetos literários desenvolvidos pelos alunos do Fundamental I em 2017 e uma celebração dos 50 anos do movimento da Tropicália no Brasil.
A exposição contou com trabalhos realizados por todas as crianças do 1º ao 5º ano em diferentes formas de expressão: esculturas, pinturas em tela, em tecido, criação de parangolés, performances musicais, esquetes teatrais e experiências sensoriais. Além dos fazeres baseados na Tropicália, tivemos diversos espaços em que os alunos apresentaram suas produções orais e escritas utilizando também a tecnologia digital.
Enriquecendo a festa, contamos com a presença da autora Rosa Amanda Strausz, da contadora de histórias Ilana Pogrebinschi, e da criadora dos bebês Abayomi, Lena Martins. Por meio dessa festa, o Eliezer Max reafirma a sua aposta na arte e literatura como possibilidades de conhecer e atuar no mundo de forma mais humana e crítica.
Link para o catálogo: http://gg.gg/catalogofalemfundi2017
Link para o álbum de fotos: http://gg.gg/fotosfalemfundi2017
29/11/2017
No dia 29 de novembro, em Ipanema, aconteceu o último encontro do ano do nosso ciclo de Rodas de Conversa, com a presença do jornalista Mauro Ventura, pai de alunos da escola. Mauro falou sobre sua constituição enquanto leitor, sua relação com a leitura e sobre sua atuação, como pai, no processo de formação de seus filhos.
Para inspirar o debate, a equipe do Infantil deu início à conversa lendo e comentando trechos do livro “Como um romance”, do escritor Daniel Pennac, em especial a lista dos “Direitos inalienáveis do leitor”.
23/11/2017
Depois de estudarem a obra de Carlos Vergara em sala de aula, os alunos do 5º ano fizeram uma visita ao ateliê do artista plástico, em Santa Teresa. Vergara possui uma trajetória importante para a arte nacional, passando por experiências com pinturas, gravações e fotografias. Na década de 90, o artista produziu obras utilizando pigmento em pó e tecido para “copiar” diferentes superfícies.
Com essa inspiração e guiados pela professora de Artes Aline Cohen, a turma preparou composições de dois metros de comprimento utilizando recortes de papelão, tecidos e sucata, que serviram de matriz para a impressão no tecido.
17/11/2017
Ao longo do ano letivo, os alunos do 8º ano fizeram pesquisas e entrevistas para produzir seus álbuns de família, como parte do projeto Avodat Shorashim. No evento de encerramento do projeto, eles apresentaram o trabalho às famílias, num encontro que reuniu gerações em torno da valorização das histórias e tradições familiares. Além dos álbuns, a turma estudou, em sala de aula, temas como movimentos migratórios e a história dos judeus no Brasil.
14/11/2017
Hoje, os alunos e famílias do 7º ano tiveram uma manhã especial, com o encerramento do projeto Bnei Maavar 2017. Além de assistirem a um vídeo em que os alunos contaram as experiências que tiveram durante o ano, as famílias participaram de atividades relacionadas aos três eixos conceituais do projeto: identidade, alteridade e responsabilidade. O Bnei Maavar (filhos da passagem) tem como objetivo colocar os alunos do 7° ano em contato com os significados e as formas dos rituais de passagem nas diversas correntes judaicas, e também em outras religiões e culturas.
08/11/2017
A turma 301 fez uma visita à Panificadora Nova Aliança, vizinha à escola, como parte dos estudos de História e Geografia. Os alunos entraram na cozinha, viram como se faz o pão, conversaram com o Ronei, padeiro há 20 anos. Eles aprenderam que, para fazer um pão tão gostoso, é preciso de farinha de trigo, fermento, açúcar, sal, água e gelo. O grupo gostou bastante da experiência, principalmente do pão quentinho que ganharam no final!