O ensino da Cultura Judaica na Escola Eliezer Steinbarg Max Nordau se estende desde os primeiros grupos do Infantil até as últimas séries do Ensino Médio, e está presente em todos os momentos da vida escolar.
São cinco os eixos estruturantes da área de Cultura Judaica: Hebraico, Tanach e Literatura Judaica (estudo das fontes judaicas, desde a bíblia até escritores israelenses contemporâneos, passando pelo talmud e midrashim), Kabalat Shabat (celebração do shabat), Chaguim (festas) e conexão com Israel. Todos eles são trabalhados com a perspectiva institucional que considera a escola como o espaço do debate e da reflexão sobre o conhecimento, com uma perspectiva pluralista para as diferentes formas de entendimento do sagrado dentro do judaísmo.
Veja um video sobre a Cultura Judaica no Eliezer Max
O Eliezer Max trabalha o judaísmo em seus aspectos históricos e culturais, e a prática religiosa é deixada como uma decisão particular a ser tomada pelas famílias.
Dessa maneira, a formação da identidade judaica é realizada por cada aluno na relação com a sua turma, com o conhecimento judaico, e com toda a comunidade escolar. É importante frisar que a educação é entendida como meio que possibilita a complementaridade entre o indivíduo e o coletivo, a fim de prover habilidades e ferramentas judaicas para cada aluno.