Princípios e objetivos

A Escola Israelita Brasileira Eliezer Steinbarg Max Nordau é uma escola comunitária que atua nos níveis de Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio. A proposta pedagógica da escola tem como objetivo oferecer uma educação e um ensino de excelência, integrados aos valores e à cultura judaicos, e buscando sempre promover, com qualidade, o desenvolvimento cognitivo, moral, afetivo e social dos alunos.

A filosofia de educação e ensino do Eliezer Max fundamenta-se em três princípios básicos:

A formação da pessoa, no seu sentido amplo, com o objetivo de torná-la capaz de ser livre, de tomar decisões dentro dos valores morais de uma sociedade ética, de viver e conviver com a diferença, sempre de acordo com suas potencialidades.

A formação do aluno, capacitando-o para adquirir os conhecimentos necessários no desenvolvimento de cada etapa da vida escolar, e para buscar, por si mesmo, novas informações e conhecimentos, respeitando as diferenças individuais de cada um.

A formação do cidadão para viver numa sociedade pluralista e democrática, dando-lhe condições de se tornar um homem livre e preparado para a necessária adaptação às sucessivas mudanças sociais. E ainda, a formação de um indivíduo preparado para atuar por meio do exercício livre e responsável de sua cidadania, como agente dessas mudanças.

A educação judaica no Eliezer Max se estende desde os primeiros grupos do Infantil até as últimas séries do Ensino Médio e está presente em todos os momentos da vida escolar. Com base em nossos valores, acreditamos e defendemos que a educação judaica, deve ser:

Pluralista, pautando-se em uma perspectiva democrática, inclusiva e crítica, e posicionando-se de forma contrária a toda forma de preconceito, discriminação e dogmatismo.

Participativa, buscando integrar os diversos atores sociais envolvidos direta ou indiretamente no processo educativo na discussão sobre os rumos da instituição, na definição de objetivos educacionais mais amplos e nos projetos formativos.

Articuladora, estabelecendo pontes entre as culturas brasileira e a judaica, entre os conteúdos escolares e aspectos da vida em sociedade. Também visando sempre a ampliação do olhar e a compreensão aprofundada dos alunos sobre os temas estudados.

Inovadora, valorizando as abordagens transdisplinar e interdisciplinar, pautadas sobretudo no diálogo entre os professores do Núcleo Comum e da Cultura Judaica; e incorporando as inovações nos campos pedagógico e tecnológico.

Empreendedora, investindo na formação continuada em Pedagogia e Cultura Judaica de todos os professores e membros da equipe tecnico-pedagógica, visando conquistar e manter um padrão de excelência em seu projeto educacional.