
16 de abril de 2018
A partir do livro “Escolas como a Sua”, que abrange as matérias de História e Geografia, o 2º ano do Fundamental I desenvolve o projeto “Escolas como a Nossa”. Começando pela nossa escola, os alunos aprendem sobre o que é preciso para a escola funcionar, quais são as áreas e setores, quem são as pessoas que trabalham aqui e o que elas fazem, e entendem como cada funcionário é importante para a vida escolar deles.
O projeto começou com um passeio pela escola, visitando as áreas e conhecendo os funcionários. Depois, usando como ponto de partida o livro “Perto”, de Natalia Colombo, eles prepararam um café da manhã para a equipe. Tudo foi feito pelo pequenos, desde a confecção manual dos convites até a realização do evento, cheio de gostosuras, em que contaram para todos a história do livro, cantaram uma música e fizeram uma apresentação de fotos.
“Quantas vezes a gente passa pelas pessoas e nem sabe que elas trabalham na escola? O projeto é importante para que as crianças vejam as pessoas, percebam quem são, percebam o que tem na escola. Eles nem sabiam que existia um almoxarifado, por exemplo, e ficam felizes com as descobertas”, explicam em conjunto as professoras Beth Oliveira e Claudia Urman, responsáveis pelo projeto.
Dica de leitura:
O livro “Perto”, de Natalia Colombo, é uma fábula sobre a falta de comunicação. O senhor Pato e o senhor Coelho são personagens que, apesar de terem suas rotinas muito parecidas e passarem pelos mesmos lugares, nunca se cumprimentam e tampouco se conhecem. Que tal ler e refletir junto com as crianças?