Ação antrópica, relações ecológicas e extração do DNA

12779134_1150690304941041_974737200438525260_o

22 de fevereiro de 2016

Na semana passada foram realizadas atividades no laboratório de ciências com a professora Patricia Danon:

7º ano – Os jogos, como recursos de ensino, são importantes ferramentas que facilitam a aprendizagem por serem mecanismos lúdicos que instigam a curiosidade e o interesse dos alunos. Além disso, permitem o desenvolvimento das relações sociais entre os alunos, da cognição e da afeição.

1ª atividade: Construindo cadeias e teias alimentares – O objetivo da dinâmica é fazer com que os alunos compreendam a relação entre os seres vivos e a dependência entre os níveis tróficos dentro das cadeias e teias alimentares. Estabelecendo relações entre diferentes seres vivos e a construir cadeias e teias alimentares para que percebam como a ação antrópica compromete e desequilibra essa harmonia.

2ª atividade: “Jogo da Memória – Relações Ecológicas” – O objetivo do jogo é levar os alunos a relacionar diversos seres vivos de acordo com suas relações ecológicas.

8º ano – EXTRAÇÃO DO DNA DO MORANGO – Através do experimento realizado no laboratório para extração de DNA do morango, foi possível a aplicação dos conteúdos compreendidos em aula. Pouco mais de 60 anos se passaram desde a descoberta da estrutura do DNA, e hoje assistimos a um surpreendente avanço nesta área de pesquisa. As discussões sobre o DNA estão em toda parte: clonagem, Projeto Genoma, alimentos transgênicos, testes de paternidades; são várias as aplicações desse novo conhecimento, que também levanta questões éticas fundamentais que os cientistas tentam responder.

Veja as imagens no Facebook da escola.